Na passagem do Dia Mundial do Café, nesta quarta-feira (14), o senador Acir Gurgacz (PDT) parabenizou os produtores de Rondônia, os..

Na passagem do Dia Mundial do Café, nesta quarta-feira (14), o senador Acir Gurgacz (PDT) parabenizou os produtores de Rondônia, os pesquisadores e técnicos da Embrapa, da Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), pelo grande salto na produtividade do café em Rondônia. A produtividade do café no estado saltou da média de 9 sacas por hectares em 2010 para 23 sacas por hectare em 2020, chegando a 35 sacas por hectare nas lavouras de café clonal.
De acordo com o senador Acir Gurgacz, esse salto na produtividade é resultado do trabalho pesquisa, da tecnologia aplicada ao campo e da persistência dos agricultores, que apostaram no plantio do novo clonal desenvolvido pela Embrapa.
“Em 2012, quando eu presidia a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, numa audiência pública em Cacoal, foi evidenciada a dificuldade que a Embrapa estava encontrando para certificar essa nova variedade junto ao Ministério da Agricultura, o que era fundamental para a produção de mudas nos viveiros, a comercialização e o plantio pelos agricultores. Fui ao ministro e, em menos de seis meses conseguimos a certificação”, conta Acir.
Com a certificação de uma variedade clonal genuinamente rondoniense, adaptada ao solo e ao clima de Rondônia, os produtores iniciaram em 2013 o plantio do café clonal robusta BRS Ouro Preto.
Em pouco tempo, com a adoção de técnicas mais sustentáveis de cultivo, o resultado apareceu. Em 2015, a produtividade já era de 19 sacas por hectare. Por outro lado, a área plantada reduziu. Em 2010, a produção do café ocupara uma área de 153 mil hectares, enquanto em 2015 ocupava 87 mil hectares, e, em 2020 caiu para 65 mil hectares.
“Meus parabéns aos produtores de café de Rondônia, que são os grandes responsáveis por esse avanço, e também aos técnicos e pesquisadores, que, com a ciência e a tecnologia aplicada proporcionaram esse avanço”, frisou Gurgacz.
Fonte: A.I.