Prefeitura e Fiocruz discutem projetos para Controle de Dengue e Malária em Machadinho
A prefeitura do município de Machadinho D’Oeste, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trabalha na elaboração de projetos de “iniciação científica”, para incentivo da população na área de pesquisas para o controle de “Dengue e Malária”. Os projetos visam apresentar propostas de trabalho para capacitarem os profissionais de saúde e prevenção de doenças acusadas por vetores.
Em reunião sobre os projetos, foram discutidas as ações de, conhecer o grau de risco de transmissão de doenças por vetores biológicos, controle e medidas preventivas para Dengue, Malária e potencial para ocorrência de outras arboviroses, leishmaniose e risco da doença de chagas, propostas de trabalho para capacitação aos profissionais de saúde, dotando os de conhecimento para uso em análise de dados e prevenção de doenças acusadas por vetores de ocorrência na cidade e áreas florestais, com potencial a saúde humana.
Participaram da reunião, Luiz Herman Biólogo/pesquisador em saúde pública, Mestre e doutorando na área da biologia e ecologia de vetores de importância para saúde pública ligado ao Ipepatro/Fiocruz-RO. Eliandra Castro Oliver, apoiadora no Controle da Malária pelo Ministério da Saúde e especialista na área Gestão das Políticas Públicas de Saúde e Vigilância em Saúde Ambiental, o chefe de Gabinete da prefeitura Edemilson farias (Alemão), que no ato representou o prefeito Leomar Patrício (PHS) e o secretário de Administração e Fazenda Albertino Ferreira.
Texto: Mateus Andrade