Dados estatísticos apontam uma redução considerável no número de homicídios dolosos no Estado de Rondônia nos primeiros meses do ano de 2017. A região de Jaru foi uma das que apresentou maior índice de redução, chegando a quase 70% nos quatro primeiros meses.
De janeiro a abril de 2017:
A redução no número de vítimas tem ocorrido forte desde o início do ano. Na Capital houve queda de 40% de janeiro a abril comparado com o mesmo período de 2016, indo de 70 para 42 vítimas.
No Interior a variação apontou 14,9% de redução, indo de 121 para 103 vítimas. O município de Jaru e região (Governador Jorge Teixeira, Theobroma) apresentou uma redução expressiva de 68,4% indo de 19 para 6 vítimas.
Na região do Vale do Jamari (soma dos nove municípios) a variação apontou recuo de 35%, indo de 40 para 26 vítimas.
Se analisarmos todo o Estado, foi apresentado queda de 24,1%, indo de 191 para 145 vítimas.
De janeiro a maio de 2017
Se compararmos os dados estatísticos de homicídios dolosos no Estado nos cinco primeiro meses a diferença é menor em relação ao mesmo período do ano passado, mas mesmo assim ainda são números muito consideráveis.
Na Capital houve queda de 33% de janeiro a maio, comparado com o mesmo período de 2016, indo de 91 para 61 vítimas. No Interior a variação apontou 11,1% de redução, indo de 153 para 136 vítimas.
A Grande Jaru, que abrange ainda os municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma, apresentou uma redução expressiva de 52,4%, indo de 21 para 10 vítimas, enquanto que Ji-Paraná avançou 66,7% no número de vítimas, indo de 9 para 15 neste período.
Na região do Vale do Jamari (soma dos nove municípios) a variação apontou recuo de 32,1%, indo de 53 para 36 vítimas.
O Estado apresentou queda de 19,3%, indo de 244 para 197 vítimas.
Embora o Estado tenha apresentado no mês de maio um incremento em relação a abril, ainda assim a variação apresentou recuo no acumulado do ano.
Nos meses de maio de 2015, 2016 e 2017, nas três esferas analisadas, o quantitativo de vítimas permaneceu estável sem grande oscilação. Na contagem das vítimas é levado em consideração o óbito relacionado a um evento criminoso intencional.
Em relação a Porto Velho é necessário observar que o total de homicídios abrange todos os eventos ocorridos nos distritos, que no mês de maio do corrente teve registro de 6 vítimas deste tipo.
Apesar de no último mês de maio tenha havido um aumento no total de vítimas em relação a abril, tem que se abrir um parêntese para o fato de que 6 registros foram nos distritos e 3 registros foram em presídio, ou seja, os registros foram diluídos fora do perímetro urbano do município.
Foi em Jaru que o Governo criou o 8º Batalhão de Polícia Militar e enviou dezenas de policiais militares em 30 de maio do ano passado. Para o Vale do Jamari e Porto Velho foram os locais que mais receberam efetivo novo, formados em 2016: Ariquemes e região recebeu 156 novos PMs; Porto Velho recebeu 115 e Jaru e região recebeu 80.
O reforço do efetivo da PM nestas regiões, em conjunto com outras ações, tais como a Operação Visibilidade e o patrulhamento rural continuado, em todos os locais com maior intensidade de conflitos agrários, tem contribuído para estes resultados.
Os dados se referem à quantidade de vítimas nas ocorrências com a natureza homicídio doloso e eventualmente com as naturezas comunicação de morte e morte a esclarecer, quando apontarem claramente tratar-se de um homicídio.
Fonte: Anoticiamais