Luxa diz que um dos maiores erros da sua carreira foi não levar Romário a Sydney
Treinador do Sport afirma que não tinha experiência na seleção brasileira e lembra que se levou pela campanha vitoriosa no Pré-Olímpico e por conversas com pessoas da CBF
Por SporTV.com, São Paulo
Técnico da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2000, Vanderlei Luxemburgo, hoje no Sport, admitiu que um dos maiores erros de sua carreira foi não levar Romário para Sydney. Em entrevista ao programa “Bem, Amigos!”, o treinador disse que se levou pela empolgação da campanha no Pré-Olímpico e por conversas com Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, e Marco Antônio Teixeira, ex-secretário geral da entidade. O técnico destacou que ele e o Baixinho resolveram os seus problemas.
– Já tem bastante tempo (que resolvemos os nossos problemas). Um dos erros da minha carreira profissional foi eu não ter assumido a responsabilidade e não ter bancado o Baixinho nas Olimpíadas porque é uma coisa que pertence ao técnico. Como eu não tinha ainda a experiência na seleção brasileira, eu me deixar por outras pessoas porque na edição anterior levaram jogadores acima de 23 anos e eles não foram muito bem. Então, falaram que seria melhor não levar. Hoje, com a experiência que eu tenho, com o comando que eu tenho, um dos erros que eu cometi na minha carreira foi não levar ele. Com certeza, ele nos ajudaria a ganhar as Olimpíadas. Eu me deixei levar por grupo e por pessoas que tinham experiência na CBF, que era o caso do Ricardo (Teixeira) e o do Marco Antônio (Teixeira). Eu não levei. Todo mundo no Brasil dizia que a Seleção era fantástica porque ganhou o Pré-Olímpico invicto. Mas eu tenho que reconhecer que não poderia abrir mão do Romário em uma competição importante.
– Parabéns, Vanderlei. Eu fico até emocionado ao ouvir isso de você. Mas como você já falou, já tem anos, nós já resolvemos os nossos problemas. Já conversamos várias vezes e temos vários amigos em comum no Rio de Janeiro. Obrigado pelas palavras. E boa sorte no seu caminho.
A seleção brasileira, que tinha Alex, Ronaldinho Gaúcho e Lúcio foi eliminada nas quartas de final ao perder para Camarões por 2 a 1. A equipe africana acabou com a medalha de ouro.