Ação ocorre nesta em Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Seringueiras
Por Redação
DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A Polícia Civil deflagrou a 5ª fase da Operação Canaã para desarticular um núcleo de organização criminosa dedicado à invasão de terras privadas e públicas estaduais, em ação integrada com a SESDEC e SEDAM. Ação ocorre nesta quarta-feira (4) em Pimenta Bueno (RO), Rolim de Moura (RO) e Seringueiras (RO).
5ª fase da Operação Canaã, nomeada Escurão, é coordenada pela DRACO2 (2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado).
Segundo os delegados, a organização criminosa age mapeando o local alvo da invasão e, usando armamento de calibre de grande poder de impacto, invade a propriedade rural, repartindo-a e vendendo os lotes aos camponeses e investidores, mediante pagamento pecuniário ou na forma de veículos e armas, sob a promessa de legalização da posse após a tomada violenta da terra.
Nesta fase, a investigação tem como alvos os integrantes do núcleo da Orcrim atuante na região de Pimenta Bueno e em Áreas de Proteção Ambiental Estaduais do entorno.
Foram cumpridas 11 medidas cautelares de busca e apreensão nas cidades de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Seringueiras. O nome da operação é em alusão à região situada em um distrito de Pimenta Bueno.
Apoiaram a operação a SESDEC, a SEDAM, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/PC), além de unidades da Polícia Judiciária do interior, em especial as Regionais de Cacoal (RO), Ji-paraná (RO) e São Miguel do Guaporé (RO).