
Na tarde desta terça-feira, 13, um grupo de produtores de leite de Machadinho D’Oeste/RO fez uma manifestação em frente ao laticínio Rio Belém reivindicando a melhoria no preço do leite.
Os manifestantes deixaram de entregar o leite nas industrias, porém muitos produtores que não aderiram a paralisação continuam entregando e assim enfraquecendo o movimento grevista, que busca parar as atividades leiteiras em 100% no município, até que o preço seja reajustado.
A PM teve que escoltar duas carretas de Ouro Preto no transporte de 71 mil litros de leite, produto que já estava armazenado no laticínio Beira Rio e não podia ser descartado no meio ambiente, porém os manisfestantes impediam a saída.
Depois de uma rodada de negociações, que contou com a presença de compradores de leites, o vice prefeito, três vereadores, a secretária de agricultura e o secretário de fazenda do município, os manisfestantes resolveram liberar os carretas, logo que foi garantido que no laticínio Beira Rio não recolherá leite enquanto a demanda dos manisfestantes não for resolvida.
Os produtores rurais pedem o reajuste no valor do litro do leite. Em Rondônia os valores variam de acordo com cada laticínio, mas em média o preço do litro é R$ 1,20.
Rondônia é o maior produtor de leite da Região Norte, e em todas as regiões do estado, produtores de leite vem organizando manifestações e propondo a paralisação de até 100% na produção.
Fonte: Machadinho Online