estado de Rondônia registrou 9 mortes violentas entre 21 e 27 de agosto. Do total de vítimas assassinadas, seis delas são do sexo masculino e três do feminino. A maioria dos crimes, 60%, ocorreu no perímetro urbano das cidades de Ariquemes, Vilhena, Porto Velho, Governador Jorge Teixeira e Cujubim.
Ariquemes foi a cidade que mais teve pessoas assassinadas por algum tipo de arma, seja de fogo ou arma branca: quatro casos.
Os números integram um levantamento nacional feito pelo G1, que é o ponto de partida de uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O projeto tem um nome: Monitor da Violência. Com uma série de iniciativas que envolvem reportagem e análise de dados, o projeto vai fazer o acompanhamento desses e de outros casos de violência no país.
Uma das mortes violentas que mais causou repercussão e revolta, durante os sete dias de monitoramento, foi a do filho do ex-prefeito de Vilhena, José Luiz Rover.
Luiz Eduardo Riover foi baleado dentro de casa por assaltantes, no bairro Jardim Eldorado e morreu após receber os primeiros atendimentos num hospital da cidade. Segundo testemunhas, dois homens entraram na casa e anunciaram um assalto.
Veja abaixo as mortes violentas registradas em Rondônia:
- Rapaz é baleado e morre após ‘confrontar’ policiais durante abordagem em RO
- Mulher morre após levar um tiro enquanto andava de moto no bairro Tiradentes, em Porto Velho
- Homem enforca e mata ex-mulher com uma corda, em RO
- Corpo parcialmente queimado é achado em estrada de Ariquemes, RO
- Polícia investiga caso de jovem morta com tiro no rosto em Vilhena, RO
- Morador de rua é achado morto com a cabeça esmagada em Ariquemes, RO
- Rapaz de 23 anos é morto a tiros em estrada de Ariquemes, RO
- Filho de ex-prefeito de Vilhena, RO, é morto com tiro dentro de casa
- Jovem morre depois de ser baleado e esfaqueado 3 vezes, em RO
- fonte g1