Circulam nas redes sociais diversos vídeos que registram focos de incêndio provocados de forma criminosa em diferentes locais de Machadinho D’Oeste. As imagens mostram áreas em chamas próximas a bairros residenciais e zonas de mata, causando grande preocupação entre moradores.
Além dos riscos de alastramento e prejuízos ambientais, a fumaça densa proveniente desses focos tem afetado diretamente a qualidade do ar, provocando desconforto respiratório e irritações, principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.
A população tem feito diversos alertas nas redes sociais, pedindo providências das autoridades para conter os crimes ambientais e identificar os responsáveis pelas queimadas. O uso de fogo sem autorização configura crime ambiental, e pode gerar multas e penas conforme a legislação brasileira.
A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados sempre que houver suspeita de incêndios irregulares. Denúncias podem ser feitas de forma anônima.
O caso serve de alerta para a necessidade de maior fiscalização e conscientização da comunidade sobre os impactos das queimadas ilegais, especialmente em período de estiagem, quando o risco de grandes incêndios aumenta consideravelmente.