Uma significativa apreensão de drogas foi registrada na tarde de sexta-feira (04), na RO-133, altura do Travessão 04, nas proximidades do lanche Cachoeirinha, zona rural do município de Theobroma (RO). A operação resultou na detenção de cinco pessoas, todas envolvidas no transporte de entorpecentes com destino ao município de Machadinho do Oeste.
Durante patrulhamento na região, uma equipe policial flagrou três homens e uma mulher em atitude suspeita. O grupo alegou ter vindo de Ji-Paraná e não apresentou nenhum tipo de documentação pessoal ou veicular. Diante da situação, os policiais realizaram buscas pessoais e vistoria nas mochilas transportadas pelos suspeitos, encontrando porções de substâncias análogas à maconha, crack e cocaína.
Na mochila localizada próxima a uma das motocicletas, os policiais encontraram duas sacolas com grande quantidade de maconha. Outras mochilas também continham porções menores das substâncias, inclusive a da única mulher do grupo. Minutos depois, outro integrante foi localizado em uma borracharia próxima, totalizando cinco pessoas envolvidas na ação.
A pesagem oficial das drogas, realizada na Delegacia de Polícia Civil de Jaru, revelou:
-
Cocaína: 45 gramas
-
Crack: 1,1 kg
-
Maconha: 935 gramas
A quantidade expressiva, aliada ao modo de transporte e à ausência de documentação, reforça os indícios da prática de tráfico de drogas, embora parte do material ainda possa vir a ser enquadrada como uso pessoal, dependendo da individualização das condutas e do laudo pericial.
Um dos conduzidos assumiu, em depoimento gravado, ser o responsável por toda a droga e afirmou que os demais estavam apenas ajudando no transporte a pedido dele. Contra esse indivíduo, havia também um mandado de prisão em aberto, o que foi imediatamente comunicado à autoridade policial.
Além dos entorpecentes, foram apreendidas três motocicletas utilizadas no deslocamento do grupo.
Os veículos foram encaminhados à UNISP de Jaru com apoio logístico de policiais militares de Theobroma, mesmo durante o período de folga, demonstrando prontidão e comprometimento com a segurança pública. Também foram apreendidos seis celulares, cinco capacetes, uma jaqueta, um moletom e um par de luvas.
A rápida e eficaz ação da equipe policial foi fundamental para impedir que quase dois quilos de entorpecentes fossem inseridos no comércio ilegal da região. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça, e as investigações seguem para aprofundar a responsabilização penal de cada envolvido.
Fonte: Jaruonline