O hidratante é um passo indispensável, sabia? Saiba como aplicar o creme corretamente ao final do banho
Além de essencial, o momento dedicado aos cuidados com o corpo são, também, fonte de relaxamento. Afinal, não existe coisa melhor do que tomar um banho morno depois daquele dia cansativo e separar alguns minutinhos para se cuidar. Mas para alcançar resultados que vão além do bem-estar, é preciso fazer tudo certo.
Segundo a especialista em estética e cosmetologia Isabel Piatti, é imprescindível ter pequenos momentos de cuidado no dia a dia, especialmente com a pele. “O creme corporal deve fazer parte da nossa rotina diária durante todo o ano, pois ele ajuda a manter a pele hidratada e cuidada, prevenindo também as estrias”, destaca.
Porém, ainda que esse cuidado corporal possa parecer um ritual básico e fácil, existem alguns deslizes que podem comprometer sua eficiência. “Se mesmo usando hidratante diariamente você continua sentindo a pele muito seca e pouco saudável, talvez esteja cometendo alguns erros”, alerta Isabel, que elenca cinco falhas comuns na aplicação do creme.
Uso de cremes com óleos minerais
Os óleos minerais usados em cosméticos atrapalham a ação dos ativos de tratamento, já que eles não são completamente absorvidos. Que tal substituir? Os óleos vegetais não dão aquela sensação grudenta, o que por si só dispensa a utilização de papel toalha para retirada ou mesmo o banho.
Não escolher o creme de acordo com a sua pele
Existem diversos tipos de pele, por isso, há uma enorme variedade no mercado de cremes: para oleosas, secas, sensíveis… A especialista clarifica que mesmo com algumas soluções mais neutras, que tendam a funcionar para todas as pessoas, é fundamental prestar atenção a estados hormonais, como a gravidez, entre outros fatores que podem influenciar as necessidades do momento.
Não espalhar o produto corretamente
Pode parecer uma dica insignificante, mas há muitas pessoas que acabam por espalhar o creme de forma incorreta e não uniforme, diminuindo a sua eficácia. “Se deixar de lado alguns pontos como os joelhos e os cotovelos, é normal que sinta a pele muito mais ressecada nessas zonas. É essencial uniformizar a sua aplicação, sempre com movimentos circulares e com uma leve massagem”, ensina Isabel.
Não aplicar a quantidade correta
Diversas pessoas acabam economizando na quantidade do creme aplicado no corpo, porém, é preciso uma dose caprichada do produto para hidratar a estrutura física inteira. Aposte em uma camada generosa para garantir boa absorção, mas sem excessos, viu?
Aplicar com muita rigidez
Geralmente, a delicadeza é bem maior com a pele do rosto do que com a do corpo. Contudo, não se engane: movimentos muito bruscos e repetitivos podem irritar a derma corporal fazendo com que o produto perca o seu efeito. Massagens circulares e delicadas é o ideal, sobretudo após o banho.