Todas as casas, currais, maquinários, sal, ração, ferramentas, documentos, depósitos, foram destruídos. Os poços de água foram entulhados. Duas motocicletas ainda não foram encontradas. Este foi o saldo de destruição e estrago deixados pelos integrantes do movimento Liga dos Camponeses Pobres (LCP), após decisão judicial de reintegração da fazenda Bom Futuro, em Seringueiras. O local foi invadido na noite de 17 de julho.
Após a saída dos invasores, foram feitas vistorias em todasas sedes. O perito já realizou o levantamento dos danos causados pelos indivíduos que estiveram mantendo a fazenda sob ameaças contra os organismos de segurança, especialmente a Polícia Militar. Todo trabalho da equipe de peritos, policiais militares, policiais civis e oficiais de Justiça, foi acompanhado pelo proprietário do imóvel.
Nesta decisão, publicada pelo G 1 Rondônia o juiz fixou multa de mil reais por dia para cada membro da LCP que volte a ocupar a propriedade. Conforme a decisão, os acampados possuem conhecimento de guerrilha citando o grupo como uma milícia armada.
Considerando a gravidade da situação e a possibilidade de um conflito armado, durante uma nova operação de reintegração de posse, o juiz notificou o Exército Brasileiro, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Polícia Federal (PF).
Comida e munições
Em matéria publicada pela Polícia Militar de Rondônia, na terça-feira, 9 de agosto de 2016, por volta das 23 horas, na linha 14, distrito Planalto, Zona Rural, em Seringueiras, Rondônia foram apreendidos uma caixa de munição calibre 32 e diversos alimentos que seriam levados a integrantes da LCP – Liga dos Camponeses Pobres que estão instalados na fazenda
Bom Futuro, após invasão realizada no mês passado. A Polícia Militar mantém barreiras no entorno da fazenda 24 horas por dia. Foram presos Gedaias Alves Barbosa, de 34 anos, Manoel Messias Vidal, de 21 anos e Claudemir Cleres de Barros, de 31 anos, acusados de porte de arma.
Entenda o caso
No dia 17 de julho de 2016, cerca de 100 integrantes da LCP – Liga dos Camponeses Pobres invadiram a Fazenda Bom Futuro, localizada à Linha 14, próximo aBR 429, sentido Seringueiras/São Francisco, na comarca de São Miguel do Guaporé (RO). Aocupação aconteceu durante à noite, quando dois ônibus lotados estacionaram na entrada da fazenda. Seis homens armados desceram e caminharam em direção à propriedade, onde fizeram o dono da fazenda e um funcionário reféns. Outro funcionário percebeu a movimentação e conseguiu se esconder na pastagem e ligar para a Polícia.
Os reféns foram mantidos amarrados e encapuzados. Horas depois foram obrigados a deixar a fazenda. Além dos ônibus, diversos veículos de passeio foram vistos entrando a fazenda após a invasão. (LENILSON GUEDES E 2 PBM)
Fonte: Jaru Online