Ponto facultativo do dia do Servidor Público foi transferido para 1º de novembro pelo governo estadual. Alguns órgãos e serviços emendam o final de semana com os feriados e só retornam os atendimentos na quarta-feira (3).
Este fim de semana será prolongado para muitos rondonienses. Isso porque, o governo estadual transferiu o dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, para 1º de novembro, véspera do feriado nacional de Finados.
Por causa disso, alguns órgãos e serviços emendam o final de semana com as datas e só retornam os atendimentos na quarta-feira (3). Veja o que abre e o que fecha neste feriadão.
Governo
Na segunda (1º) e terça-feira (2), todas as repartições públicas estaduais estarão fechadas e só retornam às atividades na quarta-feira (3).
Poder Judiciário
Para o Poder Judiciário, o Dia do Servidor Público também foi transferido para 1º de novembro, e por isso, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) deve retomar o funcionamento normal, na quarta-feira (3), das 7h às 14h. Conforme a assessoria, o atendimento às questões urgentes permanece em regime de plantão, no 1º e 2º graus de jurisdição.
Ministério Público
O Ministério Público Estadual também transferiu a data do Dia do Servidor Público para o dia 1º. Por isso, as atividades do MP-RO ficam suspensas nas próximas segunda e terça-feira.
Já o Ministério Público Federal (MPF) transferiu o ponto facultativo do dia 28, para sexta-feira (29). As atividades devem acontecer normalmente na segunda (1º) e ficam suspensas na terça (2).
Agências bancárias
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias abrirão normalmente na segunda-feira (1º). Entretanto, na terça não haverá atendimento nos bancos em todo o país, ficando somente disponíveis as áreas de autoatendimento, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking).
As contas de consumo (como água, energia e telefone) e carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, quarta-feira (3).
Comércio
Segundo a Federação do Comércio de Rondônia, os estabelecimentos de Porto Velho poderão abrir no dia 2 desde que paguem 100% de hora extra para os funcionários que prestarem serviço. No interior do estado, não será permitido o uso de mão de obra de funcionários.
Fonte: Por Beatriz Galvão*, g1 RO