Operação Carga Prensada apreendeu mais de 2,5 toneladas de droga ligada à facção Criminosa
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão durante a “Operação Carga Prensada”, na manhã desta quarta-feira (15), em Rondônia e em outros sete Estados. A ação tem o objetivo de investigar uma organização criminosa de grande porte, ligada ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de capitais e falsidade ideológica.
Segundo o Inquérito Policial, os membros da organização criminosa são responsáveis pelo envio de grandes quantidades de cocaína de Rondônia para diversos outros estados brasileiros. Ao mesmo tempo, o grupo realizava a aquisição de cargas de maconha do Mato Grosso do Sul para serem distribuídas nos estados de Rondônia e Acre. Durante a fase sigilosa da investigação, que teve início no final de 2019, mais de 2,5 toneladas de drogas foram apreendidas.
De acordo com a PF, as investigações iniciaram após uma apreensão de drogas feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar (PM), no dia 30 de setembro de 2019, em Vilhena (RO). Outras operações foram deflagradas no decorrer do tempo, que resultaram em apreensões de ilícitos como cocaína, maconha, armas e lavagem de dinheiro.
Mais de 270 policiais cumprem 45 mandados de prisão e 63 mandados de busca e apreensão nos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Além das prisões e buscas, houve o bloqueio de contas utilizadas pelos investigados e suas empresas, sequestro de cerca de 150 veículos – muitos dos quais de luxo -, suspensão de atividades de empresas relacionadas à lavagem de capitais, medidas cautelares diversas da prisão e até bloqueio de contas da organização criminosa em redes sociais. Dentre os bens sequestrados, constam imóveis, uma aeronave e uma lancha, todos adquiridos com valores obtidos com atividades ilícitas.
Os mandados cumpridos foram expedidos pelo Juízo Estadual da 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena (RO) em conjunto com a Polícia Militar e Ministério Público de Rondônia. A operação foi denominada “Carga Prensada” em referência à forma como a droga era transportada em meio a cargas em veículos de grande porte.
Fonte: A.I